A exaltação do sentimento nacionalista tornou-se muito intensa desde o final da guerra, principalmente nas fileiras do exército, que apesar das conquistas que havia obtido durante o conflito, fora obrigado a render-se. Qual a explicação para essa situação, De uma forma geral, o isolamento da Alemanha. Sem colônias ou aliados o exército não teria outra opção.
Mas por que a Alemanha não tinha colônias ou aliados? Bem, nesse caso a resposta é mais complexa e envolve todo o desenvolvimento da economia mundial a partir da política Neo-colonialista e imperialista. Os aliados da Alemanha foram derrotados no decorrer do conflito.
Uma das formas de explicar a derrota alemã foi procurando os culpados dentro da própria Alemanha e desta forma, a necessidade de se achar um culpado e o preconceito arraigado contra os judeus, foram utilizados para fortalecer o nacionalismo e conseqüentemente o Anti semitismo, bases da teoria nazista.
Em 1918, terminada a guerra, o Segundo Reich foi extinto e deu lugar a um regime republicano, parlamentarista, de tendência liberal. Os novos governantes aceitaram as condições impostas pelo Tratado de Versalhes, aprofundando a crise econômica. No ano seguinte, a Liga Espartaquista, grupo comunista organizou um golpe, que mesmo fracassado, serviu para estimular os movimentos mais conservadores, como a fundação do Partido Nacional Socialista (NAZISTA) que, exaltando o nacionalismo, contou com o apoio da burguesia, de setores de classe média, da Igreja Católica, militares e de grande número de desempregados. A primeira tentativa de chegar ao poder por parte dos nazistas ocorreu em 1923 - Putsch de Munique - que ao fracassar, levou seu principal líder, Hitler, à prisão. Durante a década de 20 o Partido Nazista cresceu apoiado em uma teoria melhor definida, em forte propaganda, na ação terrorista de seus grupos paramilitares e aproveitando-se da crise econômica e do elevado nível de desemprego.
No entanto, a crise econômica de várias nações, a insatisfação de vários países com os acordos de paz e a "ameaça socialista", fez surgir vários partidos nacionalistas e forte oposição aos governos e princípios liberais, propondo em oposição, o estabelecimento de um governo forte, ao qual a população deveria estar subordinada, como única forma de recuperação, estabilidade e prosperidade.
Foi nesse contexto que surgiu primeiro o fascismo na Itália, liderado por Benito Mussolini e posteriormente o Nazismo na Alemanha, liderado por Adolf Hitler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário